Dicas para nunca mais errar no ponto do macarrão


Macarrão parece ser um dos pratos mais fáceis do mundo, e normalmente está entre os primeiros que aprendemos a preparar. Afinal, é só tirar da embalagem, colocar na água fervente, esperar alguns minutos e pronto. Então, por que será que mesmo o pessoal mais experiente na cozinha às vezes erra no ponto da massa? Ou vai dizer que nunca fez um macarrão que ficou duro ou mole e grudento demais? Até a mais simples das receitas tem seus macetes.

Para evitar esses probleminhas, confira dicas fáceis para deixar o macarrão no ponto perfeito:

Al dente

Antes de tudo, é preciso saber: afinal, que ponto buscamos? Para o macarrão, o ponto ideal é al dente. Isto é, nem muito duro, nem muito mole, na textura perfeita para a mordida. Para saber se atingiu esse cozimento, prove a massa. Ela precisa estar cozida por dentro e, mesmo assim, resistente à mordida.

Cozimento

Acrescente sal e macarrão só depois que a água já estiver fervente. Não precisa colocar óleo, que impermeabiliza a massa e impede que o molho penetre. Mas é importante respeitar a temperatura e a proporção de líquido.
O ideal é cozinhar em uma panela grande, usando 1 litro de água para cada 100 gramas de massa. Mexa de vez em quando, para que a massa não grude no fundo do recipiente.
Respeite, também, o tempo de cozimento indicado na embalagem: massas frescas, por exemplo, ficam prontas bem mais rápido que massas industrializadas, sobretudo as de grano duro.

Teste da parede

Além de provar um pedacinho para saber se a massa está al dente, você também pode fazer o teste da parede, que funciona melhor para os tipos longos como talharim e espaguete.
Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.

Cozinha organizada

Para preparar qualquer refeição, siga a lógica dos chefs: o que fica pronto mais rápido deve ser preparado por último. No caso do macarrão, como cozinha em pouco tempo, o ideal é que o molho já esteja pronto quando a massa sair do fogo. Se você deixar para depois, ele vai esfriar nesse intervalo e ficar grudento.
Fonte:https://anamariabraga.globo.com