A produção de uvas no mundo é muito explorada, mas, apesar disso, o consumo dessa fruta ainda é muito pouco difundido, sendo mais comum nas épocas de datas comemorativas. A parte mais expressiva do setor vitícola, direciona a matéria-prima para a elaboração de vinhos ou sucos, e já sabemos dos inúmeros benefícios destes produtos. Contudo, a fruta em seu estado natural também pode nos auxiliar para que tenhamos uma vida com maior qualidade e também mais longa.
Apesar de pequenina, essa fruta é muito poderosa e pode ajudar a nossa saúde de diversas maneiras. Quem sabe, ao conhecer suas vantagens para o nosso organismo, você não passe a incluí-la mais ativamente em sua dieta?
Quer saber quais são os benefícios da uva para a sua saúde e descobrir de quais maneiras ela pode interferir em seu organismo? Continue a leitura!
Quais são os nutrientes presentes nas uvas?
As uvas são, sem dúvidas, uma das frutas mais nutritivas de todas.Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, elas são extremamente poderosas em termos nutricionais e consumi-las é muito importante para o bom funcionamento do corpo.
Em primeiro lugar, devemos dizer que, assim com outras frutas, as uvas não têm colesterol em sua composição, por isso, podem ser consumidas sem medo por aqueles que têm problemas com esse fator. O sódio também não é algo considerável nesse vegetal, independentemente da sua variedade.
As calorias presentes nas uvas também são poucas: apenas 90 em cerca de 150g. Por isso, é uma ótima opção também para aqueles que estão em processo de redução da massa corporal, desde que consumida com cautela.
Sobre os nutrientes, é possível afirmar que há uma grande variedade deles. No entanto, os mais abundantes serão tratados a seguir, começando pelos antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por ‘’limpar’’ e proteger as nossas células dos chamados radicais livres, compostos potencialmente perigosos que podem danificar essas estruturas.
Os antioxidantes estão mais comumente presentes na casca da fruta, o que é indicado pela coloração delas. Quanto mais escuras, maior é a concentração desses compostos na uva. Os principais exemplos são os polifenois, e o mais famoso deles chama-se resveratrol.
As vitaminas encontradas em abundância nas uvas são:
- Vitamina E;
- Vitamina C;
- Vitamina K;
- Vitamina A.
Além disso, há uma presença de minerais (como o cálcio, ferro e potássio) e uma significativa quantidade de fibras essenciais para o funcionamento adequado de nosso organismo, especialmente do sistema digestivo.
Quais são os principais benefícios da uva para a nossa saúde?
Agora que você já conhece os principais nutrientes contidos nas uvas, que tal saber alguns de seus benefícios para a nossa saúde? Confira a seguir.
1. Prevenção de problemas cardíacos
Os problemas cardíacos são, infelizmente, muito comuns em nossa sociedade. Os hábitos sedentários associados ao grande estresse do cotidiano fazem com que nossos corações paguem um preço muito caro em questão de saúde.
Por conta de seus nutrientes, como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde desse órgão e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.
2. Melhora da saúde da visão
Você tem problemas de visão? Assim como as doenças cardiovasculares, muitos brasileiros têm problemas nos olhos. Na maioria das vezes, eles podem ser corrigidos com o auxílio de óculos ou lentes de contato, mas, em alguns casos, podem ser potencialmente perigosos.
De acordo com alguns estudos, as uvas têm o poder de reduzir a deterioração da retina, muito comum especialmente em pacientes diabéticos ou com hipertensão. Dessa forma, pode prevenir a cegueira e deixar a visão muito mais saudável.
3. Controle da pressão arterial
Já que mencionamos a hipertensão, não podemos deixar de tratar dela. Esse problema está correlacionado com diversas outras doenças, sendo uma das causas de problemas cardiovasculares, oculares, neurais, entre outros.
Por conta disso, a sua prevenção é fundamental. As uvas são ricas em potássio, mineral que ajuda na neutralização do sódio, um dos principais vilões da pressão alta. Isso faz com que o seu consumo seja um ótimo tratamento coadjuvante na redução desse problema.
4. Equilíbrio da glicose no sangue
A diabetes é um dos problemas mais comuns em todo o mundo. No Brasil, ela afeta milhões de habitantes e é apresentada em diversos níveis, como a tipo 1, a tipo 2 e a diabetes gestacional.
Apesar de adocicadas, as uvas não elevam os níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo liberadas para o consumo por esse grupo. Elas, na verdade, até ajudam no equilíbrio da insulina e da glicose, ajudando na manutenção da saúde dos diabéticos.
5. Aumento da saúde do sistema digestório
Os problemas do sistema digestório podem se manifestar de várias formas. Na mais comum delas, ocorre o ressecamento das fezes e a evacuação se torna difícil, podendo causar lesões e outros problemas mais sérios.
Para evitar esse tipo de problema, dois pontos são fundamentais: a ingestão frequente de fibras e o consumo de água para hidratá-las. A uva é rica em ambos e pode ser um bom tratamento coadjuvante para a constipação, ajudando no equilíbrio da digestão.
6. Diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer
Por fim, um dos principais benefícios da uva é a prevenção de diversos tipos de câncer. Embora não seja uma ajuda 100% certeira, é inegável que seus componentes têm um papel fundamental na manutenção da saúde celular.
Os principais responsáveis por isso são os antioxidantes. Como já foi mencionado, os radicais livres são compostos nocivos para a saúde das células e que podem causar mutações em sua estrutura. Portanto, eliminá-los é fundamental para prevenir problemas como o câncer.
Quais são as principais formas de consumo da uva?
Como podemos perceber, os benefícios da uva são relevantes demais para serem deixados de lado. Por isso, investir em seu consumo é uma ótima maneira de conquistar mais saúde, vitalidade e qualidade de vida de maneira geral. Saiba que existem muitas formas para aproveitarmos todos esses benefícios, as quais serão descritos a seguir.
As uvas são frutas muito versáteis e o seu consumo pode se dar por meio de uma série de receitas ou formas diferentes. A primeira delas é o consumo in natura, seja sozinha ou acompanhada de outras variedades em uma bela salada de frutas. Além disso, é possível fazer sorvetes utilizando-as em seu estado natural.
Outra maneira muito saborosa é incluí-la em receitas, como tortas ou bolos. No entanto, se perde um pouco dos nutrientes durante o processo de cozimento. Por isso, prefira consumi-las em seu estado natural, mas nada impede que algumas receitas possam ser feitas com essa fruta.
Podemos também aproveitar esta iguaria em sucos integrais, excelente para todas as idades (a criançada adora!). As geleias também são opções muito proveitosas, principalmente as orgânicas. Por fim, citamos os vinhos, e acredito que você concorde que esta sempre será a forma de consumo mais interessante.
Qual é a quantidade diária indicada dessa fruta?
Não há uma restrição quanto ao número de uvas que podem ser consumidas em um dia. Mas para que não haja dúvidas, sempre use o bom senso e não exagere, já que o consumo exagerado de qualquer alimento pode desequilibrar certas áreas do organismo.
No entanto, as uvas podem ser ingeridas todos os dias em suas mais diversas formas, sem maiores problemas. De modo geral, recomenda-se a ingestão de cerca de 200 ml de vinho ao dia, ou 300 ml de suco natural.
Agora que você já conhece os benefícios da uva e sabe como e quando consumi-la, o que está esperando? Comece ainda hoje a incluir um pouco mais dessa fruta em sua alimentação e observe de perto os resultados do ganho em saúde!
Fonte: https://blog.famigliavalduga.com.br