As muitas faces da Cabernet Sauvignon


Cultivada de norte a sul, a Cabernet Sauvignon é assumidamente a uva mais popular no mundo dos vinhos.

O curioso é que, apesar de ser a mesma casta ao ser plantada, o resultado final nunca será o mesmo. Cada vinho terá uma personalidade diferente, de acordo com o terroir da região em que é elaborado.

Para você comprovar isso, nada melhor do que degustar. Por isso, listamos abaixo as preferências de um dos nossos Winehunters e das Sommeliers com relação aos exemplares dessa uva, um rótulo de cada país e no que se destacam. Confira as indicações e escolha seu estilo preferido.

Vicente Jorge: “É interessante como nem sempre lembramos da Califórnia quando pensamos em grandes vinhos. Além dos cultuados Opus One e Dominus, há vinhos puro-sangue sendo elaborados em outras vinícolas. Um rótulo que me surpreende a cada safra e que deveria ser lembrado, pois está no hall dos grandes, é o Louis Martini Lot nº 1 Cabernet Sauvignon em sua essência, potente, equilibrado e complexo. Vinho de grande guarda e final marcante que vale muito ter na adega.”

Ana Cristina Fulgêncio: “Um Cabernet Sauvignon brasileiríssimo com uvas cultivadas no principal terroir do Brasil: o Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul. Por não passar por amadurecimento, ele mostra o caráter frutado nessa uva tão cobiçada pelo mundo inteiro e veio para mostrar o potencial do nosso país em produzi-la com qualidade. Um belo exemplar de entrada da renomada e premiadíssima Casa Valduga.”

Nicole Amaral: “Quem pensa que apenas os vinhos franceses extremamente caros são bons, está enganado. Este rótulo, elaborado no sul da França, traz um Cabernet Sauvignon muito saboroso, com características que agradam o paladar com facilidade. Para ser harmonizado ou degustado sozinho, esse exemplar mostra a versatilidade dessa uva tinta em dar vida a vinhos com estilos diferentes, incluindo os fáceis de beber.”

Taimmy Martins: “Da terra da Sangiovese, a Toscana, um varietal da rainha de todas as tintas, a Cabernet Sauvignon. Esse exemplar inebria pelos seus aromas e sabores frutados, com aporte de especiarias, ideal para ser apreciado harmonizado, de preferência com pratos de seu país de origem, a Itália. Elaborado pela renomada Carpineto, a safra 2012 recebeu 91 pontos no Semanário Corriere del Vino.”

 

 

Fonte: winepedia.com.br