Que uma macarronada é a receita ideal para o almoço de domingo, todos já sabem! Mas combinar um bom vinho e massa sempre vai bem, não é? Para conseguir a harmonização perfeita entre esse prato e bebida, é preciso prestar atenção aos tipos de molhos.
Além disso, saber quais são os melhores sabores de vinho para determinada combinação também é essencial. Desde o tradicional molho de tomate, até aqueles à base de frutos do mar, conheça como esses acompanhamentos podem complementar o sabor dos vinhos nas refeições.
Dicas para harmonizar vinho e massa na refeição
1) Molho de tomate
É o tipo de molho mais comum, e muitas vezes usado também como base na preparação de outros molhos. O vinho deve ser aromático e leve, como o tinto, por exemplo. Por conta de ser um prato versátil e simples, algumas variedades da bebida, como Merlot ou Rosé, também são uma alternativa válida.
2) Molho branco
Muitas vezes feito com queijos, o molho branco é bem cremoso; por isso, um vinho mais encorpado e com uma leve acidez é uma ótima opção. Como exemplo, pode-se citar as bebidas feitas da uva Chardonnay ou Pinot Noir.
3) Molho à bolonhesa
Preparada à base de tomate e carne moída, o molho à bolonhesa com certeza está bem presente na culinária brasileira! Para essa harmonização, um vinho mais encorpado e caloroso, como o tinto Cabernet Sauvignon, deixa a combinação perfeita.
4) Molho com peixes e frutos do mar
Aposte nos vinhos brancos e rosés para combinar com esse tipo de molho! Mesmo que não seja tão popular nos pratos brasileiros, essa harmonização entre vinho e massa é tão saborosa quanto as outras opções.
5) Molho pesto
A harmonização da massa com molho pesto é parecida com a do molho à base de frutos do mar: ela combina perfeitamente com vinhos brancos, isso por conta do sabor forte de manjericão. Opte pelas bebidas mais leves e frutadas, como o Vermentino. Outra opção é o Chardonnay, que também harmoniza bem com esse prato.
Fonte: https://guiadacozinha.com.br/